Total de visitas: 22501
|
Danças Étnicas e de Fusão
A Fusão das Danças
A Dança de Fusão consiste no desenvolvimento de um trabalho de consciencialização do corpo e mente, estimulando a expressão corporal, as capacidades de coordenação, a flexibilidade e a respiração.
Através da dança, beneficiamos de uma correcção da postura, de técnicas de respiração e relaxamento, de um aumento da flexibilidade, tonificação muscular, perda de massa gorda e um considerável melhoramento do funcionamento dos sistemas respiratórios e cardio-vascular.
A dança permite ainda a libertação do stress e tensões acumuladas no dia a dia proporcionando uma agradável sensação de relaxamento, bem estar, tranquilidade e alegria, sendo certo que a Dança Oriental, em particular, desenvolve ainda a auto-estima, a feminilidade e a confiança da mulher que a pratica.
A Dança de Fusão assenta então na prática de movimentos base da dança oriental, designadamente posturas base e respiração, movimentos de anca e pélvicos, de acentuação e rotação, movimentos ondulatórios, shimies (vibrações) e deslocações, conjugados com elementos de outras culturas e expressões como a Dança Indiana, o Flamenco, as Danças Ciganas, os Ritmos Afro Brasileiros. Criam-se assim combinações inovadoras que têm como pano de fundo as diversas inspirações musicais dos grupos étnicos e culturas abordadas.
Objectivos e Programa das Aulas:
Os principais objectivos da Dança de Fusão prendem-se com a compreensão das diferentes origens e influências da Dança Oriental, designadamente as provenientes do Médio Oriente, Turquia, Balcãs, Grécia, Índia, Paquistão e África sub-sahaariana, permitindo à praticante desenvolver a sua própria linguagem de fusão, através da prática de movimentos específicos e de improvisação
O objectivo será de a médio prazo, utilizando as bases da dança oriental e adaptando-lhe diversos movimentos trabalhados nas sessões de dança temáticas que terão lugar durante o ano (indiana, cigana, tribal, folclore, africanas) elaborar uma coregrafia de fusão dos diversos passos e movimentos, que permita o desenvolvimento da expressão pessoal, corporal e artística de cada uma das praticantes.
Serão igualmente desenvolvidos trabalhos de improvisação através da prática de exercícios individuais e de grupo e abordadas as questões culturais relacionadas com cada tipo e dança (trajes, costumes, ritmos...).
Dança Indiana: (em desenvolvimento)
Danças Ciganas:
A dança cigana apresenta por meio de movimentos, estilos e características próprias, a alegria e o sentimento da música cigana, demonstrando o ritmo da vida através da magia da dança. Em cada música a feminilidade explode em fogo, ritmo e em várias formas de expressão corporal que se completam numa verdadeira festa, cheia de vida e harmonia. A dança cigana faz-nos viver intensamente as emoções, mostrando sensualidade e feminilidade com elementos culturais que atravessam os séculos, passando pela influência da Índia, Grécia, França e principalmente da Espanha. Ela é a união de varias nações e transmite uma grande e magia energia.
Os movimentos observados na dança cigana são resultantes da sua influência indiana, onde o girar das mãos, a inclinação da cabeça e a postura ereta chamam atenção. Além disso, as características assimiladas em diferentes regiões do mundo por onde os ciganos passaram levam a uma divisão por estilos, que segue o mesmo padrão dos clãs. De entre os mais “populares” vemos o Kalón, cuja musicalidade se assemelha ao flamenco e à rumba e é oriundo da Europa Ocidental.
Dança Cigana feminina estilo Rom
Nesta dança os movimentos são baseados da cintura para cima, meneios de ombros, inclinação da cabeça, giro de punhos e mãos, postura ereta, braços à frente do corpo ou acima da cabeça e movimentos que completem sempre círculos (para os ciganos a vida é um ciclo). Podem ser usados diversos instrumentos. Isto vai depender do tipo de música, país de origem (clã) e principalmente, da intenção da dança, que pode ter caráter ritualístico ou não.
Os objectos mais usados são:
Cesto;
Tacho;
Véu;
Lenço;
Flores;
Pandeiro;
Punhais;
Cada objeto representa uma energia da natureza e uma mensagem a ser passada. Além disso, os ciganos contam com outros instrumentos fundamentais em suas danças que são a alegria, o sorriso no rosto e principalmente o olhar. Este nasce da alma e é contagiante, inconfundível.
Todos podem e tem capacidade de aprender esta arte, nunca é tarde, adultos ou crianças. O importante é fazer da Dança Cigana a maneira mais sublime de se conhecer e interagir com o mundo ao redor.
Flamenco: (em desenvolvimento)
Danças Afro-Brasileiras: (em desenvolvimento)
|
|